DICAS E USO: PANELA, CHAPA, DISCO DE FERRO FUNDIDO

Panelas de ferro

As panelas, chapas e discos de ferro fundido são as preferidas de muitos amantes da boa culinária, por serem muito mais resistentes do que as panelas de alumínio ou inox, além de atingir temperaturas muito mais altas. Outra vantagem está relacionada à sua baixa condutividade, que proporciona um aquecimento por igual em sua superfície, resultando em um cozimento mais homogêneo dos alimentos.

Mas a maior vantagem das peças de ferro fundido está na propriedade liberada durante a cocção dos alimentos que, além de colaborar para acentuar seu sabor, é ótimo para a saúde (consulte seu médico/nutricionista). Ao utilizar uma panela desse tipo, ela enriquecerá os alimentos com o ferro, nutriente muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

Descubra no post de hoje como você pode conservar melhor suas panelas de ferro fundido:

1. O QUE FAZER ANTES DE USAR MINHA PANELA PELA PRIMEIRA VEZ?

No geral, as panelas de ferro fundido já saem da fábrica “curadas” (processo em que os poros da panela são impregnados por óleo ou gordura). Mesmo assim, é importante curar a panela antes de utilizá-la pela primeira vez.

A “cura” deve ser refeita a cada 3 a 5 lavagens da panela, pois o sabão ou detergente acabam por remover a gordura. Esse processo protege a panela para que não ocorra ferrugem (especialmente em regiões litorâneas ou mais úmidas).

Quando o processo é bem-feito, a panela apresenta uma cor preta bem destacada.

2. COMO REALIZAR A CURA?

“Curar” uma panela de ferro fundido é bem simples: basta espalhar uma camada generosa de óleo comestível ou gordura animal por toda superfície da panela e levá-la ao forno na temperatura de 160° por uma hora (FOGO BAIXO SEMPRE). Caso a panela tenha alguma parte que não possa ser aquecida, como um cabo de outro material, por exemplo, você pode realizar a cura na chama do fogão. Sempre use fogo baixo em peças de ferro (ela mantém o calor por mais tempo).

Neste caso, você deve passar o óleo ou gordura animal na parte interior da panela e colocá-la no fogo por 30 minutos, sempre em fogo mais baixo. Em seguida, depois que a panela estiver fria, passe o óleo ou gordura animal na parte exterior da panela e coloque-a no fogo com a boca virada para baixo, de forma que o fogo não atinja a parte que está com a gordura ou óleo. Deixe por mais 30 minutos e pronto, sua panela já está pronta para o uso!

3. COMO LAVAR MINHAS PANELAS DE FERRO FUNDIDO?

Para lavar as panelas, deve-se utilizar sabão neutro (preferência em barra, pois o detergente pode deixar resíduos nos poros). Evite utilizar esponjas muito abrasivas, pois elas costumam tirar a proteção natural que é formada na panela conforme o uso. A esponja cor azul é a melhor (geralmente, é a cor de esponjas que não riscam).

4 . COMO SECAR O UTENSÍLIO DE FERRO FUNDIDO?

Após a lavagem seque seu utensílio de ferro fundido ao fogo por alguns instantes até que a umidade evapore. Jamais dê choque térmico: nunca molhe enquanto estiver quente, ou esquente muito molhada, ideal é ser sempre em temperatura ambiente.

5. NÃO ARMAZENAR ALIMENTOS EM UTENSÍLIOS DE FERRO (PODEM MUDAR A APARÊNCIA)

Deve-se evitar o armazenamento de alimentos nos utensílios, uma vez que o ferro da superfície, em contato por várias horas com a água dos alimentos armazenados, iniciará naturalmente o processo de oxidação, o que poderá resultar em alterações na aparência de alguns alimentos, como por exemplo, escurecimento. Isto não significa perda de qualidade apenas demonstra as propriedades do ferro.

6. COMO PRESERVAR MINHAS PANELAS DE FERRO FUNDIDO?

Nunca seque uma panela de ferro fundido somente com pano. Para secá-la, utilize também uma fonte de calor. Você pode colocá-la para secar ao sol ou no fogão, o que fará com que toda umidade seja eliminada, ajudando a evitar a ferrugem.

7. “RENOVAÇÃO A QUENTE” (CURA) DA CAMADA PROTETORA DO UTENSÍLIO DE FERRO FUNDIDO

  1. Lave o utensílio ou panela de ferro fundido com água morna e sabão;
  2. Seque o vasilhame completamente ao fogo e espere resfriar primeiro (importante!);
  3. Aplique, com papel toalha, uma fina camada de óleo vegetal em todas as superfícies do utensílio;
  4. Coloque sobre a chama do fogão e espere até que todo óleo seja queimado;
  5. Lave o utensílio apenas com esponja macia e água quente;
  6. Agora o seu utensílio de ferro fundido já pode ser usado novamente;
  7. Use-o pela primeira vez, preferencialmente, para fazer fritura;
  8. Guarde seu utensílio em local seco e mantenha um filtro de papel (coar café) sobre a superfície interna do utensílio para que o mesmo absorva qualquer umidade;

8. COMO EVITAR A FERRUGEM?

Quando perceber o surgimento da ferrugem renove a camada protetora untando a superfície do utensílio de ferro fundido com papel toalha embebido de óleo de cozinha. Realize esse procedimento após a lavagem e secagem a quente (esperando antes ela esfriar). Esse procedimento isolará a superfície de ferro do contato com o ar e a umidade, os causadores da oxidação (ferrugem).

Caso seu utensílio tenha ficado muito tempo exposto à água e ao ar a ferrugem surgirá inevitavelmente. Caso a ferrugem tenha removido a camada (preta) protetora será necessário o uso de um abrasivo (lã de aço ou lixa) para fazer a remoção física da ferrugem e nos casos mais graves será preciso facilitar a remoção física da ferrugem submergindo o utensílio em água fervente com vinagre. Após a remoção de toda ferrugem será necessário curar o utensílio novamente.

Seguindo estas dicas você pode preservar por muito mais tempo as suas peças de ferro fundido e poderá preparar pratos muito saborosos e nutritivos!

Tem mais dicas de como preservar sua panela de ferro fundido? Divida conosco.

E compartilhe estas informações com quem possa precisar!

Fonte: responsabilidade de FS e A Panela de Ferro

LOGO 2014 FERRAMENTA

Continue seguindo as Receitas e Dicas da CASA DOS FOGÕES no site, Facebook e Instagram (@casadosfogoes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.