ALERTA: PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES E SOLUÇÕES PARA SEUS ELETROS


Veja as principais reclamações, o que fazer e os motivos que irão ajudar a evitar mais danos:

RECLAMAÇÃO: AS PEÇAS (“BOCAS”) DO FOGÃO ESTÃO ENFERRUJANDO OU EMBOLOTANDO (BOLHAS)
  • O que fazer: JAMAIS, sim, jamais lave as peças quentes do seu fogão, forno ou até mesmo as panelas. SEMPRE espere esfriar completamente (nada de morno) e, somente depois, você poderá lavar as peças e panelas.
  • Motivo: Se você lavar quente ou morno, a temperatura da água ou ambiente não será a mesma que o metal (geralmente: ferro, alumínio ou liga metálica) que trabalhará e não voltará ao mesmo estágio e poderá começar a ficar “doente”, apresentando ferrugem e, em casos de peças com esmalte – como os espalhadores pretos dos fogões e grades – poderão começar a trincar, craquelar e apresentar um aspecto de esfarelamento. Já nas peças prateadas com alumínio, eles ficarão com bolhas e poderão derreter, inclusive. Tudo isso por causa do vilão CHOQUE TÉRMICO, que poderá também causar vazamento de gás quando as peças danificarem, por isso, muito cuidado!!! Uma única vez é o bastante para começar o processo e não parar mais, especialmente em locais litorâneos como a Grande Florianópolis. Por isso, se está deformado só há uma solução: comprar e trocar por novas (e evitar os erros).
RECLAMAÇÃO: AS PEÇAS ESTÃO OPACAS, ESBRANQUIÇADAS E “DERRETENDO”. AS SUJEIRAS E GORDURAS NÃO SAEM
  • O que fazer: Use sempre detergente neutro ou sabão neutro, sem abrasivos. Não use alvejantes, saponáceos, cloro, soda cáustica ou qualquer outro produto do tipo de “limpa isso, limpa aquilo”.
  • Motivo: Usar abrasivos ou dar choques térmicos são vão fazer a peça deformar, perder suas propriedades e, inclusive, entupir a saída de gás fogão ou, como casos já vistos: ao deformar as “bocas” do fogão, o fogo poderá ficar irregular e causar preteamento nas panelas, ou apagar e acabar causando vazamento e, quem sabe, um acidente gravíssimo. Cada peça tem componentes diferentes e nem sempre eles irão suportar a corrosão dos produtos abrasivos desses produtos de limpeza. Portanto, só usar detergente/sabão normal quando as peças estiverem frias, que não vai ter erro! E trocar as peças por novas, evitando erros.
RECLAMAÇÃO: O ESPALHADOR (PARTE PRETA ESMALTADA) DA “BOCA” ESTÁ AMARELANDO OU AVERMELHANDO NAS BORDAS, ALÉM DE PRETEAR AS PANELAS
  • O que fazer: Nunca deixe o espalhador mal encaixado no difusor (parte de cima e debaixo da “boca” do fogão). Antes de acender o fogo, certifique-se de que as peças estão bem encaixadas, tanto no fogão, quanto uma em cima da outra.
  • Motivo: Isso poderá ocasionar amarelamento ou vermelhidão nas bordas dos espalhadores pretos de esmalte e ferro, após sofrer choque de temperatura, já que um lado esquenta mais do que o outro e o metal trabalha mais do que outros materiais (como a camada de esmalte que ele tem, por exemplo). Lembre-se: CHOQUE TÉRMICO sempre será o vilão para o aparelho. Compre peças novas e evite erros.
RECLAMAÇÃO: CHAMA DESREGULADA (ALTO OU BAIXO)
  • O que fazer: Chame imediatamente um técnico especializado para a marca do seu fogão. EVITE a qualquer custo os técnicos “de rua” ou “de porta”, zeladores ou conhecidos metidos a consertar coisas. Pois com gás não se brinca, é a sua segurança e saúde da sua família! Troque as mangueiras e válvulas reguladores ou conectores antigos, enferrujados ou com vazamentos. É necessário que o técnico especializado e experiente desobstrua as saídas de gás, regular a pressão e trocar as peças, além de uma revisão em todo o aparelho para evitar acidentes (o que é comum, por isso, cuidado!). Não é porque não aconteceu com você, que não poderá acontecer um dia! O maior índice de acidentes são justamente com os incrédulos que não mantêm a manutenção periódica dos aparelhos.
  • Motivo: Pode ocorrer por vários motivos, por isso, só um técnico realmente capacitado e qualificado poderá atendê-lo de forma satisfatória e com garantia, conforme determinações do Código de Defesa do Consumidor (30 a 90 dias, consultar). Pode ser: vazamento, entupimento dos injetores, deformação das bocas (espalhador e difusor), ramais e registros danificados, válvula (acima de 2 kg/h) mal regulada ou válvula de 1 kg/h ineficiente para a necessidade do local, mangueiras e válvulas inapropriadas ou vencidas (VALIDADE MÁXIMA DE 5 ANOS PARA TODAS AS PEÇAS DO GÁS, corra na sua cozinha agora e veja o que diz na mangueira ou atrás da válvula, TROQUE IMEDIATAMENTE e não use o gás enquanto estiver com peças vencidas ou com vazamento).
  • IMPORTANTE! Compre produtos somente em lojas especializadas em gás doméstico, evite lojas de materiais de construção, supermercados ou lojas de quinquilharias, é necessário alguém realmente qualificado para lhe passar todas as informações atualizadas pelas legislações e órgãos fiscalizadores, com estudo e experiência no assunto.
RECLAMAÇÃO: COMO TROCAR OS FILTROS DO DEPURADOR, COIFA E EXAUSTOR? POR QUE ELES FICAM TÃO ENGORDURADOS E NÃO DÁ MAIS PARA LAVAR? SE TEM QUE TROCAR, QUAL A VALIDADE?
  •  O que fazer: Procure a CASA DOS FOGÕES e verifique a disponibilidade da peça em estoque ou possível encomenda. Para isso, é necessário saber a marca e modelo, ter a peça antiga e ir pessoalmente na loja ou fazer orçamento pelo link FAZER PEDIDO, seguindo as recomendações lá escritas.
  • Motivo: Excesso de gordura nos filtros, que devem ser trocados periodicamente, conforme recomendado no Manual de Instruções. Há filtros de alumínio (aquele que você vê do lado de fora, “em cima” das panelas) e, em alguns modelos, há os filtros de carvão ativado ou mantas que, conforme o Manual de Instruções, deve ser trocado com mais frequência, pois ajudam a tirar o cheiro ruim e retém mais gordura. Geralmente, recomenda-se trocar em 3 a 6 meses para quem faz frituras, comidas mais gordurosas e aquelas com muito cheiro (exemplo: peixe), ou 6  a 1 ano para quem não usa muito ou faz bem pouca fritura. O ideal é ler o manual e às vezes olhar os filtros para saber como estão. CUIDADO: o acúmulo extrapolado de gordura nos filtros pode reter no motor e danificar gravemente o aparelho, por isso, faça manutenção e troque os filtros periodicamente.
RECLAMAÇÃO: A PANELA DE PRESSÃO NÃO DÁ PRESSÃO, OU NÃO FUNCIONA DIREITO, OU VAZA PELA LATERAL, OU SAIU O SELINHO DE SEGURANÇA.
  •  O que fazer: Leve a tampa ou a panela toda (em casos decorrentes da pressão ou cabos) na CASA DOS FOGÕES e faça a manutenção ou troca das peças da sua panela. O serviço pode ser feito na hora ou para coletar o produto outro dia, quando lhe for mais conveniente.
  • Motivo: NÃO usar fogo alto (sempre baixo ou médio, pois o fogo alto só gasta mais gás e borbulha queimando o selo ou entupindo o eixo e peso da panela), não deixar vazia no fogo, não deixar muito cheia (no máximo até 3 dedos abaixo da borda), trocar periodicamente as peças da tampa.
  • CUIDADO: Recomenda-se a manutenção a cada 6 meses da borracha/guarnição da tampa e 1 ano para as demais peças da tampa (peso, eixo, selo de segurança). Não troque as peças sem um técnico experiente, pois as peças mal colocadas ou trocadas parcialmente (só a borracha e não trocar o restante) pode ocasionar acidentes gravíssimos e “o barato pode sair caro”. Kits de peças a partir de R$ 15,00.
RECLAMAÇÃO: FORNO ELÉTRICO, MICROONDAS, COIFA E OUTROS APARELHOS ELÉTRICOS ESTÃO EM CURTO OU PARARAM DE FUNCIONAR.
  •  O que fazer: Entrar em contato com a CASA DOS FOGÕES para levar seu aparelho em nossa loja (com oficina interna) para cooktops, fogões, coifas, fornos ou fazer agendamento técnico em domicílio somente para fogões, cooktops e alguns tipos de fornos embutidos (consultar disponibilidade).
  • Motivo: Veja no link AQUI os tipos de adaptadores e filtros de linha que são permitidos para utilização em eletrodomésticos, de maneira que não agrave a situação ou corra risco de incêndio. Provavelmente a placa ou alguma chave de comando, termostato ou timer sobrecarregou e queimou. Todavia, somente o técnico especializado poderá dar o veredicto correto, consulte antes.
  • É DIFERENTE: NÃO utilizar conexões tipo “T” ou “bejajmin”. Evitar a utilização de extensões ou emendas. Caso a residência não possua rede de aterramento, procurar uma pessoa especializada para providenciá-la (eletricista experiente, não peça para zeladores, pois podem não ter noção técnica sobre eletricidade). Utilizar sempre produtos normalizados e certificados pelo INMETRO.
  • Se precisar, troque o espelho e tomada da parede, com mais saídas ou saída de 20 A (amperes, pino mais grosso), caso o aparelho exija, confira no Manual de Instruções sempre!

 

Suas peças já estão danificadas? O que fazer?

Grave a marca e modelo do seu fogão, coifa ou forno e leve as peças danificas (e o conjunto delas, se for o caso) em nossa loja e troque imediatamente, evite que o dano continue para que não cause nenhum acidente, já que mexer com gás é sempre perigoso e requer informações técnicas especializadas para isso.

Para orçamentos e encomendas, acesso o link FAZER PEDIDO, seguindo as instruções.

Lembre-se: evite técnicos de rua ou zeladores ou conhecidos que tentem mexer em seus aparelhos, chame sempre um técnico experiente e especializado para que faça o atendimento com total GARANTIA e SEGURANÇA dentro da sua casa, com a sua família dentro! Toda segurança é pouco, já que qualquer deslize pode causar sérios acidentes, que são pouco divulgados, mas que ocorrem diariamente.

 

LOGO 2014 FERRAMENTA

 

Continue seguindo as Receitas e Dicas da CASA DOS FOGÕES no site, Facebook e Instagram.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.