POR QUE BALCÕES DE PEDRA (GRANITO, MÁRMORE) RACHAM?

POR QUE BALCÕES DE PEDRA (GRANITO, MÁRMORE) RACHAM?

ATÉ MESMO COM UM SIMPLES PRATO QUENTE?

M_BANCADA GRANITO

Modelo de bancada de granito com instalação de cooktop. Autor desconhecido.

É comum haver dúvida com relação às bancadas de pedras (granitos, mármores etc.), especialmente, quando há rachaduras, fissuras ou mudanças de cor.

Como somos Posto de Assistência Técnica Autorizada de diversas marcas de fogões, cooktops (fogões de mesa), fornos, coifas e demais utensílios domésticos, é imprescindível informar nossos clientes sobre o que pode acontecer e por qual motivo isso acontece!

Claro que a escolha da pedra, a forma com que foi cortada, se há fissuras imperceptíveis (principais vilões), o peso ou a força empregada na hora de colocar objetos e aparelhos, além da escolha ideal dos aparelhos adequados e a instalação profissional podem ajudar (e muito) para que isso não ocorra, apesar da dureza do material. No entanto, não estamos livres de rachaduras e fissuras, já que pode se tratar simplesmente da forma da peça, como você verá a seguir.

O granito é uma das superfícies mais duras conhecida pelo homem. Feito de quartzo, feldspato e sílica, é comumente usado em tampos de mesas e balcões. Enquanto o granito é extremamente duro e resistente, também é uma pedra natural. Isto significa que pode conter pontos fracos ou fissuras e pode quebrar por diversos motivos.

 

Fissuras naturais

Conforme o granito se formava de lava fundida, o rápido resfriamento dos materiais que continha fizeram com que algumas parte encolhessem e formassem pontos fracos. Estes são conhecidos como fissuras, e podem afetar qualquer granito ou pedra. O processo de polimento no acabamento de granito pode disfarçar a fissura, fazendo com que a luz reflita. Esta fissura invisível pode então quebrar com uso natural ou pressão sobre a mesa.

 

Suporte inadequado

As placas de granito são materiais pesados e grandes que devem ser apoiados e guardados adequadamente. Se o tampo da mesa não tiver o suporte adequado em todos os ângulos, um ponto fraco na pedra ou uma área particularmente desgastada podem se quebrar. Do mesmo modo, se uma área for recortada para instalar um elemento aquecedor, e o entorno for muito fino, o granito pode rachar por sua inabilidade de suportar seu próprio peso.

Defeitos de fabricação

As placas de granito são cortadas, aparadas e polidas antes de serem vendidas. As fissuras podem ser preenchidas com epóxi e mascaradas antes do envio ou durante a instalação. Se uma serra pegar uma fissura, ou se um reparo for mal feito, o tampo de granito pode rachar com uso e desagaste normais.

 

Produtos químicos

Geólogos afirmam que o maior problema de mármore é corrosão por produtos ácidos. Tanto que são feitos testes com ácido clorídrico para testes em rochas (joga-se e, se ferver, é porque contém calcário). Como o mármore é um calcário metamorfizado, ele também se dissolve em ambiente ácido. Portanto, cuidado com produtos químicos em suas bancadas!

 

Outras observações

Observa-se, também que a pedra também é um isolante elétrico, ou seja, pode haver possibilidade de acumular carga elétrica, assim como a madeira seca.

É preciso salientar também que o granito é mais duro e resistente do que o mármore, são pedras diferentes. Elas podem resistir certo calor e manchas, mas desde que previamente impermeabilizadas de maneira correta.

Portanto, cuidado com sua pedra, pois apesar de darem a impressão de enorme resistência e dureza, em razão da sua composição e forma com que foi manuseada e desenhada para determinada finalidade, podem conter fissuras imperceptíveis que rapidamente podem se transformar em quebras ou rachaduras mais visíveis.

 

M_granito_marrom_guaba

Modelo de bancada de granito com instalação de cooktop e pia. Autor desconhecido.

 

Podemos concluir que, com base em estudos e as composições dos materiais, assim como seu acondicionamento e formas de uso, deve-se tomar o devido cuidado com as pedras, assim como sempre contactar quem fez a bancada caso aconteça algum problema. Além do mais, instale seus aparelhos somente com profissionais qualificados, esperando passar 24 horas da colocação da pedra e chame somente os técnicos especializados: (48) 3225.1170 e 3225.0592.

 

Fontes: Sarabeth Asaff e por Luciana Ferraz, nossa advogada Amanda Mendes e pesquisas aleatórias.

 

LOGO 2014 FERRAMENTA

 

Continue seguindo as Receitas e Dicas da CASA DOS FOGÕES no site, Facebook e Instagram (@casadosfogoes).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.